quarta-feira, 18 de março de 2009

Curiosidades Comida Mineira

bh13

Comida Mineira assim como em todo o país, a culinária de Minas está fortemente ligada à sua história e foi também no século XVI, com a chegada dos portugueses, atraídos pela riqueza de ouro e diamante, que as misturas de culturas aconteceram com mais intensidade dando origem a pratos hoje muito conhecidos.

Naquela época, com a rápida imigração, as cidades ficaram superlotadas e conseqüentemente, ocorreram falta de alimentos. Existem registros que afirmam que muitos imigrantes morriam de fome, mas com as mãos cheias de ouro. Em virtude da escassez, as negras cozinheiras tinham que usar pouco sal - ingrediente caro naquela época - e criar pratos feitos à base de componentes como feijão-preto, milho, mandioca, frutas, raízes e folhas de todos os tipos.

Assim, a cozinha mineira se fez da simplicidade, sem grandes requintes, mas c om um ingrediente importante, a criatividade.

Em Minas, os segredos da culinária passam de mãe para filha, geralmente nos antigos cadernos de receitas escritas com letras caprichadas, ficam registrados os segredos da culinária fortemente influenciada pela cultura de seu povo.

Os pratos são feitos com muito cuidado e gosto já que a hora da refeição,para eles,simboliza o momento dos encontros familiares,das conversas miúdas e da integração entre as pessoas.

Na mesa o angu tem presença diária em qualquer que seja a combinação. Também a couve , o quiabo, a taioba ou, Ingredientes que nunca faltam na despensa são o milho e a mandioca, com eles são feitos infinidades de pratos salgados e doces.

No café da manhã, o dia se inicia com uma broa de fubá saída do forno, sempre regado a leite com café. O pão fresquinho com manteiga ou queijo também é bem-vindo, para esse povo que costuma acordar bem cedo.

Uma outra característica marcante é que o mineiro almoça como janta, os cardápios são parecidos, arroz, feijão, folhas e carne,  de boi ou geralmente de porco.

Mas a sobremesa é sempre farta e variada: goiabada, doce de leite, de frutas, tudo casadinho com o queijo branco e fresco de Minas.

Uma combinação extremamente brasileira.

Uma das gulodices mineiras mais típicas e conhecidas é o famoso pão de queijo, que deve ser servido logo após sair do forno, e nas fazendas ainda são feitos licores de leite, de jabuticabas, de pêssego salta caroço, de figo e principalmente de pequi, o mais saboroso de todos, portanto, não deixe de experimentar.

Outras iguarias bem características do estado são o tutu com lombo de porco, o famoso feijão tropeiro, que é acompanhado de lingüiça, do delicioso torresmo, da couve picada fininha e rodela de ovo cozido.

A canjiquinha com costelinha de porco também é uma ótima opção para as noites mais frias.

Pra todos que ficaram com“ água-na-boca”, lápis e papel na mão, pois separamos para nossos leitores um prato, que é sem sombra de dúvidas o supra-sumo dessa rica e saborosa cozinha mineira.

Frango com Quiabo

Ingredientes:

500g de frango em pedaços cortados nas juntas
1/2 concha de gordura  de porco
4 dentes de alho, picadinhos
1 cebola pequena, picadinha
150g de quiabo
1 colher (chá) de sal
1 ramo de salsa

1 de cebolinha

colorau

Modo de preparo:

Lave o frango com água fervente e caldo de limão. Escorra e lave em água fria. Coloque na panela a gordura para esquentar  e dourar o alho, a cebola e, por último acrescente o colorau e o frango.

Deixe fritar e pingue água aos poucos até formar um caldo suculento. Acerte o tempero. Quando o frango estiver quase cozido, acrescente o quiabo. Não mexa. Use a pimenta malagueta se desejar. Ao servir, retire os ramos da salsinha e da cebolinha. Sirva à seguir.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO